Nossa História

Em maio de 1983, um grupo de professores de São Paulo estabeleceu-se em Santos, iniciando as atividades do então Cursinho Universitário de Santos. Calcados em metodologia triunfante e utilizada por vários anos na capital, o Cursinho Universitário, em pouco tempo, tornou-se referência obrigatória aos interessados em concorrer aos exames vestibulares de todo o país. Iniciava-se, aí, a longa história de um curso preparatório responsável pela aprovação de inúmeros estudantes, hoje profissionais de destaque em diferentes áreas do mercado de trabalho.

Rememorar aqueles anos é tarefa prazerosa e que muito emociona. Não se trata apenas de refazer ambientes, situações, nem mesmo os períodos e os fatos marcantes que os caracterizaram: sobressai a tudo isso um verdadeiro continente de pessoas – professores, funcionários e estudantes – que, cada um a seu modo, participou da caminhada que continua nos dias atuais.

Não se sobrevive 34 anos sem predicados, entre eles destacando-se a permanente qualidade de ensino, a responsabilidade e o profundo respeito pelos estudantes e seus familiares. Aliás, sobre famílias importa destacar que muito do que se conseguiu em termos de educação e formação de nossos alunos deveu-se às sólidas parcerias que sempre se estabeleceram entre elas e a escola. De fato, constituem-se os pais e responsáveis em parte integrante e fundamental do processo educacional que adotamos, o qual se traduz no sucesso alcançado pelos nossos alunos.

Em 1990, os mantenedores do Cursinho Universitário de Santos decidiram-se pela abertura do então chamado Colégio Universitário de Santos. Graças ao positivo retrospecto do Cursinho Universitário, conheceu o Colégio rápida ascensão, merecendo, desde a sua formação, a confiança e o respeito da comunidade santista. Destacou-se o Colégio, desde os seus primórdios, pela qualidade de ensino, aliando à sua sempre notável plêiade de professores, avançadas metodologias de ensino, referendadas por equipes pedagógicas competentes, professores e funcionários extremamente dedicados. Nesse sentido, destaque-se o carinho, a dedicação de todos e o esforço para fazer do ambiente escolar um prolongamento dos lares de nossos alunos. Carinho esse, aliás, retribuído: as pessoas que assistem às cerimônias de formaturas de nossa escola têm presenciado homenagens tocantes às pessoas que aqui trabalham.

Ensinar, aprender e formar cidadãos responsáveis são tarefas árduas e de modo algum simples. Nesses 34 anos, assistimos a uma verdadeira revolução tecnológica que influiu e influirá não só nos costumes e atividades, como nas várias áreas do conhecimento. Tal revolução tem ampliado o leque de possibilidades na área da educação e modificado os anseios dos jovens. Ultrapassou-se o período em que à arte de ensinar bastavam o sempre insubstituível professor, a sala de aula, lousa e giz. De fato, estabeleceu-se verdadeiro encantamento entre os jovens e as novidades tecnológicas: é como se a internet, as transmissões digitais, os computadores e softwares avançados e mesmo os celulares sempre tivessem existido. Feita tal constatação, compete à escola fazer parte desse novo mundo, integrar-se, munir-se de novos recursos e utilizá-los. Trata-se de uma nova linguagem que diz respeito ao universo dos estudantes e torna-se complemento indispensável ao seu aprendizado.

À necessidade de adaptação aos novos tempos pode-se atribuir a mudança para Colégio COC Universitário de Santos, no ano 2000. Uniam-se, na ocasião, à excelência da antiga escola, os recursos tecnológicos avançados disponibilizados pelo Sistema COC de Ensino. De fato, o Sistema COC de Ensino caracteriza-se por estar sempre à frente em termos de metodologia educacional ligada a avanços tecnológicos. Sempre atento às novidades e elegendo recursos que se traduzam efetivamente em ferramentas úteis a serem utilizadas pelos professores, o Sistema COC é hoje, no Brasil, um dos mais avançados pólos de tecnologia aplicada à área educacional. Esse aspecto foi determinante para opção dos mantenedores do então Colégio Universitário para a adoção da bandeira COC. Com isso, pode-se dizer que o que já era bom ficou melhor ainda, traduzindo-se esse fato pela adoção de material didático moderno e permanentemente atualizado, utilização de computadores, desenvolvimento de softwares próprios, portal completo na Internet, utilização de telessala com aulas virtuais e palestras via satélite e, mais recentemente, a adoção de aulas gravadas com a tecnologia em terceira dimensão (sala 3D).

Os resultados da mudança não se fizeram esperar, traduzindo-se em expressivas conquistas de nossos alunos em concursos vestibulares e provas do ENEM. Em relação a essas últimas, os alunos do Colégio COC Universitário conquistaram, por dois anos consecutivos, o primeiro lugar na região em clara demonstração da qualidade do ensino que proporcionamos.

A história do COC Universitário de Santos caracteriza-se pelo sucesso que, com justiça, deve ser repartido com as personagens que, ao longo desses 34 anos, têm ajudado a construí-lo. Partindo-se da cidade de Santos que tão bem nos acolheu, é grande a nossa gratidão para com o pessoal da equipe pedagógica, professores e funcionários responsáveis pelo dia-a-dia da escola. De seu empenho, carinho e determinação, certamente, resultam os ótimos resultados obtidos pelos nossos alunos e o bom nome da escola na comunidade santista. Pela sua parceria constante e apoio, o COC Universitário agradece aos pais e familiares das várias gerações de alunos que aqui estudaram e estudam. À confiança que depositam em nosso trabalho, temos buscado corresponder com a formação, educação e conquistas dos nossos alunos, fato que enseja o conhecido slogan da escola: “COC Universitário, recebendo confiança, devolvendo conquistas”.